Estudo oferece evidências mais fortes de que essas vacinas podem beneficiar pacientes com câncerDivulgação/CCS PMBM

Um teste feito pela Moderna mostrou que a vacina contra o câncer produzida pela empresa ajudou a prevenir recaídas em pacientes com melanoma, segundo resultados de um teste intermediário do laboratório divulgados neste domingo, 16.
De acordo com o estudo, um total de 79% dos pacientes com câncer de pele de alto risco que receberam a vacina personalizada da Moderna e a imunoterapia Keytruda da Merck & Co estavam livres da doença em 18 meses. Somente com a imunoterapia, a recuperação foi de 62% dos pacientes que participaram do teste, disseram os pesquisadores responsáveis.
Feito com 157 pessoas, o estudo oferece evidências mais fortes de que essas vacinas podem beneficiar pacientes com câncer. "Estou bastante encorajado com o fato de que isso abrirá um novo conjunto de testes", disse Jeffrey Weber, investigador sênior do estudo e vice-diretor do Perlmutter Cancer Center da NYU Langone Health.
A Moderna e a Merck querem expandir as pesquisas para outros tipos de tumor, como câncer de pulmão de células não pequenas. Ainda neste ano, as empresas querem realizar um estudo maior para testar a segurança e eficácia da vacina no tratamento de melanoma de alto risco.