Empresa Ispace, do Japão, tenta pouso lunar histórico nesta terçaDivulgação
A empresa japonesa Ispace tentará executar um pouso histórico na Lua, nesta terça-feira (25), com o módulo Hakuto-R Mission 1. Se a missão der certo, a Ispace será a primeira empresa privada a colocar um módulo de pouso na Lua.
A Ispace planeja iniciar a descida do módulo em direção ao satélite natural da Terra por volta de 12h40 (horário de Brasília).
O módulo, que pesa 340 quilos e tem apenas três metros de altura, está em órbita lunar desde o mês passado e transporta vários rovers lunares, incluindo um modelo em miniatura japonês de apenas oito centímetros.
A Ispace anunciou três pontos de alunissagem alternativos e pode adiar a data do pouso para 26 de abril, 1 ou 3 de maio, dependendo das condições.
A empresa acredita que a Lua pode se tornar um sistema econômico vibrante e sustentável, com uma população de 1.000 pessoas e 10.000 visitantes por ano até 2040.
Até hoje, apenas Estados Unidos, Rússia e China conseguiram colocar um robô na superfície da Lua, em todos os casos em programas desenvolvidos pelo governo.
A missão da Ispace marca o início de uma nova era nas missões lunares comerciais, segundo afirmou Takeshi Hakamada, fundador e presidente-executivo da empresa.