Uma tempestade de poeira causou o engarrafamento de mais de 70 automóveis em uma estrada ao sul de Springfield, nos Estados Unidos. O acidente deixou ao menos seis mortos e mais de 30 feridos, nesta segunda-feira, 1º.
A polícia informou que o engavetamento incluiu "aproximadamente 30 veículos comerciais e 40 a 60 carros de passeio", sendo que alguns deles ficaram em chamas.
Embora o ocorrido ainda esteja sendo investigado, as autoridades apontam que as causas tenham sido "os ventos excessivos que sopram terra dos campos agrícolas ao longo da rodovia, levando à visibilidade zero".
O acidente ocorreu na rodovia Interestadual 55, nos sentidos norte e sul, no Milepost 76, entre os condados de Sangamon e Montgomery.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram alguns dos automóveis completamente destruídos, outros em chamas. No vídeo é possível ver a poeira se misturando com o fogo.
Full video of the accident scene on I-55 south of Springfield, IL near the Sangamon Montgomery county line. Horrific. Dust being kicked up by 45mph winds contributing to this awful tragedy where sadly people have lost their lives. pic.twitter.com/oaWXoIHJXK
— Kevin Lighty - WCIA 3 Chief Meteorologist (@KevinLighty) May 2, 2023
Os feridos, conforme os policiais, têm entre 2 e 80 anos. Eles foram encaminhados a um hospital e têm desde ferimentos leves a risco de vida.
"Você nem conseguia ver. As pessoas tentavam desacelerar, outras não, e eu simplesmente fui atropelado. Havia tantos carros e caminhões com tanto ímpeto atrás deles", disse Evan Anderson, de 25 anos, que estava na estrada no momento do acidente.
A recomendação do Serviço de Meteorologia dos Estados Unidos é que os motoristas mantenham "as duas mãos no volante e diminuam a velocidade" caso passem por uma tempestade de poeira em uma estrada.
"Se o vento for forte o suficiente para impedir uma direção segura, fique no acostamento e pare, certificando-se de estar longe de árvores ou outros objetos altos que possam cair sobre o veículo. Fique no carro e ligue o pisca-alerta até o vento diminuir", acrescentou o órgão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.