O Papa Francisco e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniram neste sábado (13), no Vaticano. O político havia utilizado suas redes sociais para informar a visita não só à entidade religiosa, como também ao presidente do país, Sergio Mattarella, e à primeira-ministra, Giorgia Meloni.
Today in Rome. I'm meeting with President of Italy Sergio Mattarella, Prime Minister of Italy @GiorgiaMeloni and the Pope @Pontifex. An important visit for approaching victory of Ukraine!
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 13, 2023
A reunião entre os dois aconteceu na Sala Paulo VI, próximo à Basílica de São Pedro. Essa é a primeira vez que Zelensky vai à Itália e a primeira vez que se encontra com o Papa desde o início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022.
No mês passado, o Papa Francisco afirmou que o Vaticano está envolvido em missão de paz na Ucrânia.
“Estou disposto a fazer tudo o que precisa ser feito. Há uma missão em curso agora, mas ainda não é pública. Quando for pública, eu a revelarei”, disse a jornalistas durante um voo para após três dias de visita à Hungria.
Recado a Lula
Volodymyr Zelensky tem feito diversas viagens pelo mundo para expor as atrocidades da guerra em busca apoio internacional para o fim dos conflitos. O presidente da Ucrânia disse esperar uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país para "continuar o diálogo" sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.
A declaração ocorreu após ter se encontrado com o assessor da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim, em Kiev, capital do país, na última quarta-feira (10).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.