Helicóptero são usados nas linhas de frente para bombardear com foguetesAFP

Ucrânia - Seis militares ucranianos morreram na queda de dois helicópteros de combate no leste da Ucrânia, onde as forças de Kiev travaram uma contraofensiva contra os russos, anunciou o Departamento Nacional de Investigação da Ucrânia (SBI) nesta quinta-feira, 31.

"Dois helicópteros militares MI-8 caíram durante uma missão de combate. Seis militares das Forças Armadas ucranianas morreram", disse o SBI em um comunicado, acrescentando que o incidente ocorreu na terça-feira, 29, na região de Kramatorsk.

O SBI acrescentou que se prestará uma "atenção especial à avaliação do estado técnico dos helicópteros e ao respeito das regras de preparação para os voos", além das hipóteses de que os aparelhos foram objeto de uma "sabotagem", ou "destruídos pelo inimigo". 

Helicópteros ucranianos MI-8, da era soviética, são usados nas linhas de frente para bombardear as linhas russas com foguetes. Em geral, voam em pares, perto do solo, e então sobem repentinamente para lançar os disparos, antes de retornarem para sua base, também voando rente ao solo.

O incidente ocorreu depois que três pilotos ucranianos morreram na colisão acidental de dois aviões de treinamento de combate L-39 na semana passada, no norte do país. 
QO conflito, iniciado com a invasão russa, teve início em fevereiro de 2022. Quase um ano depois, a Rússia controla quase a totalidade da região de Lugansk e uma parte de Donetsk, no leste, assim como as áreas de Zaporizhzhia e Kherson, no sul.