Hospital Al Shifa é a maior unidade de saúde de GazaFoto:AFP

O Exército israelense afirmou ter descoberto neste domingo, 19, um túnel de 55 metros debaixo do complexo hospitalar Al Shifa, na Faixa de Gaza, onde suas tropas realizam uma operação nos últimos dias.

"As Forças de Defesa de Israel expuseram um túnel terrorista de 55 metros de comprimento, a 10 metros de profundidade do complexo hospitalar de Shifa", disse um comunicado do Exército. Segundo os militares, o túnel passa por debaixo do hospital e leva a uma porta blindada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dezenas de pacientes ainda estão nesta unidade hospitalar, a maior da Faixa de Gaza. 

"Este tipo de porta é utilizado por terroristas da organização Hamas para impedir que as forças israelenses entrem nos centros de comando", diz a nota.

O túnel foi descoberto em uma área do hospital debaixo de um hangar que continha armas, incluindo "lançadores de granadas, explosivos e rifles kalashnikov", acrescentou o Exército, afirmando que os soldados continuam avançando no subsolo.
As forças de Israel sitiaram o hospital na quarta-feira, o que levou à retirada de grande parte dos pacientes. O Exército israelense afirma que o Hamas teria uma base no local, o que o grupo islamista nega.