Presidente da Turquia, Recep Tayyip ErdoganAFP

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, chamou nesta quarta-feira, 29, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de "açougueiro de Gaza" e o acusou de instigar o antissemitismo no mundo.
"Netanyahu já escreveu seu nome na história como o açougueiro de Gaza", disse Erdogan em um discurso aos parlamentares de seu partido.
"Netanyahu está colocando em perigo a segurança do povo israelense, assim como de todos os judeus do mundo, ao incitar o antissemitismo com os assassinatos que cometeu em Gaza", acrescentou o chefe de Estado turco.
Erdogan já chamou Israel diversas vezes de "Estado terrorista" e afirmou que o Hamas é um "grupo de libertadores que protegem sua terra".
Um ataque do Hamas em 7 de outubro em território israelense deixou 1.200 mortos, a maioria civis, segundo as autoridades israelenses.
Em resposta, Israel prometeu "aniquilar" o Hamas e iniciou uma ofensiva contra a Faixa de Gaza, com bombardeios constantes e uma operação terrestre, que deixaram 14.854 mortos, segundo o governo de Gaza controlado pelo movimento islamista. Atualmente está em vigor uma trégua estabelecida entre as partes.