O ataques dos EUA e Reino Unido contra os rebeldes huthis, nesta quinta-feira (11), no Iêmen, tiveram caráter defensivo de acordo com Dylan White, porta-voz da Otan. A declaração foi dada nesta sexta-feira (12).
"Estes ataques foram defensivos e concebidos para preservar a liberdade de navegação em uma das vias marítimas mais importantes do mundo", disse a liderança.
Pelo menos cinco pessoas morreram e seis ficaram feridas após os ataques na noite desta quinta-feira, indicou o porta-voz militar do movimento, nesta sexta-feira.
"Estes ataques causaram a morte de cinco mártires e feriram outros seis membros de nossas forças armadas", afirmou Yahya Saree na rede social X, acrescentando que foram 73 bombardeios em várias áreas, entre elas a capital Saná e Hodeida.
Os huthis têm realizado um número crescente de agressões na importante rota marítima do Mar Vermelho desde o início da guerra de Gaza. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que "não hesitará" em "ordenar outras medidas" para proteger os Estados Unidos e o comércio internacional.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.