Grupo de rebeldes Huthis ataca navios cargueiros no estreito desde novembro de 2023 Arquivo/AFP
Míssil atinge navio graneleiro grego na costa do Iêmen
Segundo a empresa de inteligência britânica Ambrey, um incêndio teria acorrido a bordo sem feridos
Um navio graneleiro grego foi atingido por um míssil na costa do Iêmen nesta terça-feira, 16, informou uma empresa de inteligência britânica, após uma série de ataques no Mar Vermelho reivindicados pelos rebeldes huthis.
O navio de bandeira maltesa e de propriedade grega "foi atingido por um míssil enquanto navegava no sul do Mar Vermelho", disse a Ambrey, uma empresa privada especializada em riscos marítimos.
A agência britânica de segurança marítima, UKMTO, reportou um "incidente" a noroeste do porto de Saleef, no Iêmen, sem dar detalhes.
Ambrey observou que o graneleiro se dirigia ao Canal de Suez e que este navio e outros da mesma frota pararam em Israel depois de 7 de outubro, quando eclodiu a guerra em Gaza.
Os rebeldes huthis, que controlam grandes territórios no Iêmen, multiplicaram os ataques no Mar Vermelho nas últimas semanas contra navios que consideram vinculados a Israel.
Os huthis afirmam que estas ações são uma demonstração de solidariedade com os palestinos de Gaza, no contexto da guerra entre Israel e o grupo islamista Hamas.
Em resposta aos ataques a navios mercantes em uma rota fundamental para o comércio global, as forças americanas e britânicas bombardearam posições huthis no Iêmen na semana passada.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.