Peter NavarroAFP
Ex-assessor de Trump é condenado a 4 meses de prisão por desacato ao Congresso
Comitê investigou o ataque de 6 de janeiro por apoiadores de Trump e tentativas mais amplas do ex-presidente de reverter sua derrota eleitoral de 2020 para o democrata Joe Biden
O ex-assessor econômico e aliado próximo de Donald Trump, Peter Navarro, foi condenado nesta quinta-feira (25), nos Estados Unidos, a quatro meses de prisão por desacato ao Congresso, que o havia intimado a prestar depoimento na investigação sobre a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Naquele dia, centenas de simpatizantes do ex-presidente Trump atacaram o Capitólio, sede do Congresso americano, em uma tentativa de impedir a validação da vitória de seu adversário democrata Joe Biden.
Outro ex-conselheiro de Trump, Steve Bannon, um dos símbolos do populismo de direita no país, já foi condenado a quatro meses de prisão pelos mesmos fatos em 2022, mas recorreu.
Nesta quinta, o juiz Amit Mehta proferiu a mesma sentença, e mais uma multa, contra Peter Navarro, que também pretende recorrer.
Trump não foi processado diretamente por esses fatos, apesar de a comissão de investigação ter recomendado, em dezembro de 2022, a abertura de um processo criminal contra ele.
No entanto, o republicano foi indiciado em 2023 por um tribunal de Washington e outro da Geórgia (sudeste) por ter supostamente tentado alterar os resultados das eleições de 2020.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.