Rei Charles III ao lado da Rainha Camila após deixar o hospital de Londres nesta segunda-feira, 29Daniel Leal / AFP
"O rei recebeu alta do hospital nesta tarde após o tratamento médico previsto e reprogramou seus próximos compromissos públicos para permitir um período de recuperação", informou o Palácio de Buckingham em comunicado.
Charles III foi operado na sexta-feira de uma hipertrofia "benigna" da próstata na London Clinic e a imprensa britânica noticiou neste dia que o monarca passava bem, citando fontes anônimas.
"Sua Majestade agradece a equipe médica e a todos que o ajudaram durante sua permanência no hospital, assim como a todas as amáveis mensagem que recebeu nos últimos dias", concluiu o texto oficial.
Os detalhes da doença "benigna" do rei foram divulgados para incentivar os homens a fazer exames, uma vez que a monarquia não costuma se pronunciar sobre estes temas.
A saída de Charles III foi anunciada três horas após a comunicação de que sua nora, a princesa Kate, esposa do herdeiro da coroa britânica William, deixou o mesmo centro médico, duas semanas após ser submetida a uma misteriosa cirurgia "abdominal".
Charles nasceu em 14 de novembro de 1948, o primeiro filho do príncipe Philip, duque de Edimburgo, e da então princesa Elizabeth. Ele foi educado em Gordonstoun, na Escócia, e Trinity College, em Cambridge.
Após a morte de seu avô, o rei George VI, em 1952, Elizabeth tornou-se rainha e Charles o herdeiro aparente. Ele serviu na Marinha Real Britânica de 1968 a 1971 e, em seguida, começou a representar sua mãe em todo o mundo.
Charles é um defensor de várias causas, incluindo o meio ambiente, a agricultura orgânica e a educação. Ele também é um autor prolífico, tendo escrito mais de 30 livros.
Com o falecimento de Elizabeth II em 8 de setembro de 2022, Charles assumiu imediatamente o trono como rei Charles III. Ele foi coroado em 6 de maio de 2023, na Abadia de Westminster, em Londres.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.