Pessoas passam pelo Palácio de Buckingham em Londres em 22 de março de 2024HENRY NICHOLLS / AFP

Os turistas que visitavam o Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (22) não escondiam sua emoção, após a divulgação da notícia sobre o câncer da princesa Catherine.
“Estou completamente em choque, é uma loucura”, disse a turista americana Hannah Dickerson, que elogiou a divulgação da verdade sobre o estado de saúde da princesa: "Com o diagnóstico recente do rei Charles III e todos os rumores sobre Catherine, agora sabemos o que aconteceu".
"Recebi a notícia quando estava em frente ao Palácio. Que choque", comentou a turista australiana Amy Watson. Assim como ela, muitas pessoas que visitam Londres souberam da notícia por volta das 18h GMT (15h de Brasília), quando o palácio divulgou um vídeo em que a princesa anunciava que estava em tratamento contra um câncer.
Muitos turistas expressaram que Kate fez bem em tornar pública a doença, após semanas de rumores e especulações nas redes sociais.
Para Hannah Dickerson, "é um grande desafio" para a família real saber como comunicar os problemas de saúde de Catherine: “Acho que entendem que as pessoas estão preocupadas e querem saber o que acontece. É difícil, mas o fazem bem.”
Para Hannah, depois das críticas sobre a falta de transparência do casal William e Kate, as pessoas verão "que existe um aspecto humano, que são pessoas como as outras, não apenas figuras reais”.
O turista australiano Josh Porter questionou qual será o impacto da doença de Catherine em seu marido, herdeiro do trono, que se retirou temporariamente das atividades públicas após a cirurgia da princesa, em meados de janeiro, antes de retomar seus compromissos.
“Terá grandes consequências” na forma como William cumpre seus deveres como herdeiro, acredita o turista. “Acho que isso terá consequências nas decisões e na saúde mental dele."
Além de sua mulher, William tomou conhecimento em um curto espaço de tempo que seu pai, o rei Charles III, 75, também sofre de câncer.