Bandeira do ChileAFP
Chile extradita para EUA homem acusado de sequestrar militares americanos
Ministério Público identificou o colombiano como Pedro José Silva, que entrou no país da América do Sul em 2021 por uma passagem não autorizada
Um cidadão colombiano acusado do sequestro de dois militares americanos e da morte de uma mulher em 2020 em Bogotá foi extraditado, nesta quarta-feira (17), de Santiago para os Estados Unidos, informou a polícia chilena.
O Ministério Público identificou o colombiano como Pedro José Silva, que entrou no Chile em 2021 por uma passagem não autorizada. No país, trabalhava como comerciante informal e motorista de aplicativos de transporte.
Em 2020, Silva "fazia parte de uma gangue criminosa que em Bogotá, Colômbia, sequestrou, agrediu e roubou dois cidadãos americanos que estavam trabalhando como membros do Exército dos Estados Unidos em comissão de serviço", explicou o subcomissário da Polícia de Investigações, Alex Varela.
O detido e sua organização criminosa sequestraram, no mesmo ano, uma mulher e lhe deram um ansiolítico, Clonazephan, dissolvido em uma bebida. Dias depois, ela morreu em consequência da ingestão.
A extradição para os Estados Unidos se concretizou após a chegada ao Chile de um avião do FBI com 17 agentes federais americanos. O voo tinha como destino Miami, onde Silva ficará sob custódia da Justiça americana.
Pelos crimes atribuídos a ele, pode pegar uma pena de 60 anos de prisão, indicou a polícia chilena.
Esta é a primeira extradição realizada desde que foi aprovado em 2016 um novo tratado de extradição entre Chile e Estados Unidos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.