Pentágono disse que a obra custaria pelo menos US$ 320 milhões (1,6 bi de reais)AFP
EUA construiu metade de sua doca temporária em Gaza, diz Pentágono
Autoridades americanas afirmam que o píer entrará em operação no início deste mês
O Exército dos Estados Unidos construiu mais da metade de seu cais temporário em Gaza para aumentar o fornecimento de ajuda humanitária, informou o Pentágono nesta quarta-feira (1º).
O início da construção foi anunciado em 25 de abril.
As autoridades americanas afirmam que o píer entrará em operação no início deste mês.
"A partir de hoje, estamos com mais de 50% da instalação do píer concluída", disse a porta-voz adjunta do Pentágono, Sabrina Singh, aos repórteres.
Diante do bloqueio israelense às entregas de ajuda por terra para a Faixa de Gaza, que passa por uma grave crise humanitária, o presidente americano Joe Biden anunciou no início de março a construção de um porto artificial.
Esta semana, o Pentágono disse que a obra custaria pelo menos US$ 320 milhões (1,6 bi de reais).
Uma autoridade dos Estados Unidos disse na semana passada que toda a população do território, de 2,2 milhões de pessoas, enfrenta algum grau de insegurança alimentar.
A guerra estourou em 7 de outubro, quando comandos do Hamas mataram 1.170 pessoas, a maioria civis, e sequestraram cerca de 250 no sul de Israel, de acordo com uma contagem da AFP baseada em estatísticas israelenses.
As autoridades israelenses estimam que 129 pessoas permanecem em cativeiro em Gaza, das quais 34 teriam morrido.
Israel lançou uma ofensiva de retaliação contra o Hamas, que já deixou 34.568 mortos, a maioria civis, de acordo com o Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.