Ondas de fumaça durante ataques israelenses no leste de Rafah, no sul da Faixa de GazaAFP

O píer temporário construído pelos Estados Unidos na Faixa de Gaza permitiu a entrega de 97 caminhões de ajuda humanitária desde que começaram as operações há uma semana, disse, nesta sexta-feira (24), o porta-voz principal das Nações Unidas(ONU), Stéphane Dujarric, ao ressaltar que houve um "começo acidentado".
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidos "entregou 97 caminhões desde que o píer flutuante entrou em funcionamento", em 17 de maio, disse aos jornalistas, Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres.
O presidente americano, Joe Biden, disse em março que a estrutura temporária seria construída para atenuar as restrições impostas por Israel ao envio de assistência básica por terra à Faixa de Gaza, devastada pelo conflito instaurado após o ataque do grupo islamita palestino Hamas em 7 de outubro de 2023.
Nos primeiros dias de entregas, pessoas retiraram os mantimentos de alguns caminhões que estavam a caminho dos armazéns.
"Havia alguns caminhões em que as pessoas, como dizemos, distribuíam [os donativos] entre si, mas os caminhões conseguiram fazê-lo", detalhou Dujarric.
"Depois de um começo acidentado, a situação se estabilizou (...) O que queremos ver, como temos falado, é que chegue ajuda maciça por vias terrestres", enfatizou.