Rio - Donald Sutherland, que interpretou o presidente Snow na franquia 'Jogos Vorazes', morreu aos 88 anos, em Miami, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo filho do ator, Kiefer Sutherland, nas redes sociais, nesta quinta-feira (20). A causa da morte, no entanto, não foi divulgada. De acordo com a revista "Variety", o artista enfrentava uma "longa doença".
fotogaleria
"Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixe intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida", escreveu o também ator Kiefer Sutherland no X, antigo Twitter.
With a heavy heart, I tell you that my father, Donald Sutherland, has passed away. I personally think one of the most important actors in the history of film. Never daunted by a role, good, bad or ugly. He loved what he did and did what he loved, and one can never ask for more… pic.twitter.com/3EdJB03KKT
Em mais de 50 anos de carreira e cerca de 200 filmes, Sutherland se consagrou como um ator camaleônico, capaz de interpretar grandes vilões, anti-heróis e personagens românticos. O canadense recebeu um Oscar honorário em 2017.
Seu primeiro papel importante chegou em 1967 com "Os doze Condenados", protagonizado por Charles Bronson. Outros de seus sucessos incluíram a comédia ácida "M.A.S.H" (1970) e o thriller "Klute - O Passado Condena" (1971), no qual interpretou um detetive particular, em um filme no qual Jane Fonda também atuou.
Em 1977, Federico Fellini o contratou para "Casanova". Mais recentemente, Sutherland se destacou como o presidente Coriolanus Snow, o ditador cruel de Panem em "Jogos Vorazes". Entre seus últimos trabalhos, estão os filmes "Moonfall - Ameaça Lunar" e "O Telefone do Sr. Harrigan", ambos de 2022.
Sutherland participou de comercial do Rock in Rio
Em 2014, o ator chegou a ser escalado para estrelar o comercial do início das vendas do Rock in Rio Card para o festival de 2015. A publicidade, gravada em em Praga, na República Tcheca, mostrava Sutherland colocando todos atrás de sua maleta, que havia sido roubada com os ingressos dentro. Confira o vídeo abaixo.
Ator se casou três vezes
Ao longo de sua vida, o astro se casou três vezes: com Lois Hardwick entre 1959 e 1966, com Shirley Douglas entre 1966 e 1971, e com Francine Racette em 1972, com quem permaneceu até o fim.
Com a segunda mulher, o ator foi pai dos gêmeos Rachel e Kiefer Sutherland. Com Francine Racette, ele teve mais três filhos. Entre os casamentos, no início dos anos 1970, Donald Sutherland também viveu um relacionamento com a atriz Jane Fonda
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.