A lua estará cheia nesta sexta-feira (21), o que vai melhorar a visualização do fenômenoDarya Kawa / Instagram
Raro fenômeno lunar acontece nesta sexta; saiba como assistir
O evento acontece a cada 18 anos, quando a Lua atinge sua posição mais alta no céu
Um fenômeno lunar raro, que acontece a cada 18 anos, acontecerá nesta sexta-feira (21). O lunistício, também conhecido como "grande paralisação lunar", acontece quando a Lua alcança sua posição mais alta no céu, parecendo estar parada na nossa visão.
Isso acontece quando a Terra e a Lua atingem seu máximo nível de inclinação. Nesta situação, o astro nasce no ponto mais ao nordeste do horizonte e se põe na posição mais a noroeste, o que gera um período mais longo de permanência dela no céu.
Este será o primeiro lunistício desde 2006. Esta sexta-feira será um dia de Lua cheia, o que vai melhorar a visualização do fenômeno.
Como assistir
O fenômeno será visível apenas no Hemisfério Norte. Portanto, não poderá ser visto do Brasil. No entanto, ele será exibido no canal do YouTube da English Heretage, empresa que administra a Stonehenge, famoso monumento de pedras do Reino Unido.
A instituição afirma que a construção foi idealizada a partir da grande paralisação lunar. A transmissão começa às 17h30 (horário de Brasília).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.