Maioria das mortes aconteceu em GazaOmar Al-Qattaa/AFP

O número de mortes na guerra entre Israel e o grupo paramilitar Hamas já chega a mais de 40 mil mortes, contabilizando desde o atentado de 7 de outubro.
De acordo com uma publicação do Ministério da Saúde de Gaza nesta quinta-feira (18), o balanço atualizado aponta para 38.848 mortes em território palestino, além de 89.459 pessoas feridas na Faixa de Gaza.
Já o lado israelense contabiliza que o total de vítimas mortais do ataque do Hamas ao sul de Israel é de 1.195, além de 251 reféns, dos quais 120 foram resgatados, e 42 que o exército acredita que tenham morrido.
A guerra
O confronto na Faixa de Gaza começou após o ataque sem precedentes do Hamas contra o sul de Israel em 7 de outubro de 2023, quando milicianos islamistas mataram quase 1.200 pessoas, a maioria civis. Os combatentes também realizaram mais de 250 sequestros, que culminaram em dezenas de mortes.

Em resposta, Israel prometeu "aniquilar" o Hamas e iniciou uma ofensiva no território palestino, governado pelo Hamas desde 2007.
A guerra chamou a atenção de todo o mundo e possui grande interferência de outros países, que vão desde ajudas militares a posicionamentos políticos internacionais.