A tempestade teve início nas Filipinas, se espalhou pela China e atingiu o Vietnã com fortes chuvas e rajadas de ventoNhac Nguyen/AFP
Supertufão Yagi deixa três mortos no Vietnã e dois na China
Fenômeno deixou um rastro de destruição e ameaça ser a tempestade mais intensa na região em uma década
O supertufão Yagi deixou pelo menos três mortos no Vietnã neste sábado (7), após sua passagem pela ilha chinesa de Hainan, onde provocou duas mortes e deixou 92 feridos.
A tempestade tocou o solo nas províncias vietnamitas de Hai Phong e Quang Ninh, com ventos que superaram 149 km/h, informou o centro nacional de previsão hidrometeorológica do Vietnã.
Três pessoas morreram em Quang Ninh, segundo os serviços de emergência. Outro homem faleceu na sexta-feira na província de Hai Duong na queda de uma árvore. Mais de 10 pessoas são consideradas desaparecidas.
Na China, a tempestade atingiu "Hainan com fortes chuvas e rajadas de vento, deixando pelo menos dois mortos e 92 feridos", informou a agência estatal de notícias Xinhua.
A emissora estatal de televisão CCTV informou que o tufão provocou ventos de mais de 230 km/h, que arrancaram árvores e provocaram a saída de 460.000 pessoas da ilha.
Yagi tocou o solo na sexta-feira em Hainan, um popular destino de férias para os turistas chineses.
As autoridades locais ordeneram o fechamento do principal aeroporto da cidade de Haikou até 15H00 (4H00 de Brasília) de sábado.
Na província vizinha de Guangzhou, a mais populosa da China, o tufão provocou uma ordem para que mais de 574.000 moradores procurassem abrigos.
No início da semana, o Yagi matou pelo menos 13 pessoas nas Filipinas, onde chegou ainda como tempestade tropical, antes de aumentar de intensidade na trajetória para a China.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.