As autoridades senegalesas anunciaram que interceptaram mais dois barcos transportando 421 migrantes irregularesReprodução: redes sociais

Pelo menos 26 pessoas morreram no naufrágio de uma embarcação no domingo (08) na costa de Mbour, no oeste de Senegal. Esta é mais uma tragédia da emigração clandestina com destino à Europa, de acordo com um balanço atualizado pela Marinha nesta terça-feira (10).
A força náutica recuperou 17 corpos nesta terça, informou a entidade nas redes sociais.
"Ao todo, foram recuperados 26 corpos neste naufrágio", incluindo os nove resgatados desde domingo, dia que a embarcação "envolvida na imigração irregular" naufragou na costa de Mbour.
As autoridades senegalesas anunciaram, na noite desta segunda-feira (09), que interceptaram mais dois barcos transportando 421 migrantes irregulares, incluindo 20 crianças, porém sem detalhar o local exato da intervenção ou a nacionalidade dos migrantes.
As vítimas identificadas até agora são majoritariamente de Mbour, um importante porto de pesca, disse o prefeito Amadu Diop à agência de notícias senegalesa APS.
O Senegal é um dos principais pontos de partida para milhares de africanos que percorrem a perigosa rota atlântica e tentam chegar à Europa, muitos deles através do arquipélago espanhol das Ilhas Canárias.
Mais de 22.000 migrantes chegaram às Ilhas Canárias desde o início do ano, mais que o dobro registrado em 2023.