Georgieva projeta crescimento de 3,2% para o PIB global em 2024, abaixo da média de 3,8% pré-pandemiaAFP
EUA estão em boa forma e têm capacidade de se financiar de maneira confortável
FMI destaca resiliência econômica americana, mas alerta para desafios globais de crescimento e endividamento
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse que os Estados Unidos são capazes de se financiarem de uma maneira muito confortável. Em entrevista para a Bloomberg TV, em Nova York, nesta terça-feira, 24, Georgieva citou que os EUA estão em boa forma, já que a previsão é de queda da inflação e crescimento ainda se mantendo firme.
Mesmo assim, a dirigente disse que o Federal Reserve ainda deve seguir atento às pressões da inflação de serviço, enquanto afirmou que o Banco Central americana age da maneira certa. "O Fed é bem-sucedido porque é guiado por dados", afirmou.
Georgieva disse que o FMI projeta expansão de 3,2% para o PIB global em 2024, ante uma expansão média de 3,8% observada antes da pandemia.
A despeito do crescimento esperado da economia global, o ritmo está lento do ponto de vista histórico e não é suficientemente elevado para se manter uma boa perspectiva.
"E a combinação de crescimento lento e endividamento elevado é algo que preocupa o Fundo" , afirmou Georgieva, que ressaltou que o FMI quer que os países sejam fiscalmente prudentes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.