S&P prevê um atraso na recuperação econômica de Israel, agravado pelo aumento dos gastos com defesaReprodução/Jalaa Marey/AFP
Agência de classificação de risco reduz nota da dívida de Israel
Standard & Poor's diminuiu a avaliação devido ao aumento das ameaças à segurança causadas pelo conflito no Oriente Médio
A agência de classificação de risco americana Standard & Poor's rebaixou, nesta terça-feira, a nota da dívida de longo prazo de Israel de "A+" para "A", com perspectiva negativa, devido ao aumento dos riscos de segurança causados pelo conflito no Oriente Médio.
"Vemos uma crescente possibilidade de que o conflito entre Israel e o Hezbollah se prolongue e intensifique, trazendo riscos de segurança para Israel", justificou a S&P.
A agência alertou que a atividade militar na Faixa de Gaza e os combates na fronteira norte de Israel podem persistir até 2025, com riscos de retaliação, destacando o ataque recente realizado pelo Irã.
A Standard & Poor's também prevê um atraso na recuperação econômica de Israel, agravado pelo aumento dos gastos com defesa, o que deve aprofundar o déficit orçamentário no curto e médio prazos.
Além disso, a agência revisou para baixo suas previsões de crescimento, projetando estagnação em 2024 e +2,2% em 2025, ante uma previsão anterior de 5%. Na última sexta-feira, a agência Moody's também rebaixou a nota de Israel pela segunda vez em 2024, de "A2" para "Baa1", com perspectiva negativa, sinalizando uma possível nova redução em breve.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.