Supermercados americanos fazem recolhimento de mais de quatro mil toneladas de alimentos por risco de ListeriaUnsplash
Supermercados dos EUA fazem recall de mais de quatro mil toneladas de alimentos por risco de Listeria
Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar divulgou uma lista de 326 páginas com rótulos dos produtos pronto para consumo da marca BrucePac com perigo de contaminação
Diversas redes de supermercados dos Estados Unidos, como Trader Joe's, Target, Walmart e mais, precisaram recolher mais de quatro mil toneladas de produtos de carne e aves prontos para consumo da marca BrucePac. Segundo o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), os alimentos podem estar adulterados com a bactéria Listeria monocytogenes.
De acordo com o órgão, os itens de carne e aves prontos para consumo que correm o risco de estarem contaminados foram produzidos de 19 de junho de 2024 a 8 de outubro de 2024. Os produtos BrucePac são vendidos sob várias marcas como Rao's, Jenny Craig, Dole e marcas de supermercados locais. O FSIS publicou uma lista de 326 páginas com os rótulos de todos os alimentos recolhidos, atualizada em 11 de outubro.
A contaminação por Listeria monocytogenes foi descoberta depois que o FSIS realizou testes de rotina em produtos prontos para consumo, produzidos pela BrucePac, que continham aves. Investigações posteriores identificaram o frango da empresa como a fonte da bactéria. Até o momento, não houve relatos confirmados de reações adversas devido ao consumo desses alimentos.
"O FSIS está preocupado que alguns produtos possam estar disponíveis para uso em restaurantes, instituições e outros estabelecimentos. Esses outros estabelecimentos podem ter usado carne e aves afetadas em produtos pronto para consumo que podem estar nas prateleiras das lojas ou nos refrigeradores ou freezers dos consumidores. Restaurantes, instituições e outros estabelecimentos são instados a não servir ou usar esses produtos. Esses produtos devem ser jogados fora ou devolvidos ao local de compra", alerta o órgão.
Infecção pela bactéria pode causar listeriose
O consumo de alimentos contaminados com Listeria monocytogenes pode causar listeriose, uma infecção grave que afeta principalmente adultos mais velhos, pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos e mulheres grávidas e seus recém-nascidos. Menos comumente, pessoas fora desses grupos de risco são afetadas.
A listeriose pode causar febre, dores musculares, dor de cabeça, rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões, às vezes precedidas por diarreia ou outros sintomas gastrointestinais. Uma infecção invasiva se espalha além do trato gastrointestinal. Em mulheres grávidas, a infecção pode causar abortos espontâneos, natimortos, parto prematuro ou infecção com risco de vida do recém-nascido.
Além disso, a doença pode evoluir para infecções graves e às vezes fatais em adultos mais velhos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. A listeriose é tratada com antibióticos. Pessoas nas categorias de alto risco que apresentam sintomas semelhantes aos da gripe dentro de dois meses após comer alimentos contaminados devem procurar atendimento médico e informar o profissional de saúde sobre ter comido o alimento contaminado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.