Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald TrumpAFP
Empresário cético sobre mudança climática é escolhido por Trump como secretário de Energia
Wright é o fundador da Liberty Energy, empresa que atende as companhias de energia responsáveis por aumentar significativamente a produção de combustíveis fósseis nos EUA
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou neste sábado (16) o magnata do “fracking” e descrente da mudança climática Chris Wright como seu secretário de Energia, encarregando-o de reduzir a burocracia, o que o novo governo espera que aumente os investimentos em combustíveis fósseis.
"Como secretário de Energia, Chris será um líder-chave, impulsionando a inovação, cortando a burocracia e inaugurando uma nova 'Era Dourada de Prosperidade Americana e Paz Global'", disse Trump em um comunicado.
Wright é o fundador da Liberty Energy, empresa que atende as companhias de energia responsáveis por aumentar significativamente a produção de combustíveis fósseis nos Estados Unidos nos últimos anos, por meio da extração de petróleo e gás em campos de xisto, um processo conhecido como "fracking".
Em uma publicação no LinkedIn, há um ano, Wright negou a existência de uma "crise climática".
"Não há crise climática e também não estamos no meio de uma transição energética", declarou, acrescentando que "o termo poluição por carbono é ultrajante", pois toda a vida depende do dióxido de carbono.
"Não existe energia limpa ou suja, todas as fontes de energia têm impactos no mundo, tanto positivos quanto negativos", argumentou.
Trump o descreveu como "um dos pioneiros que ajudaram a lançar a Revolução do Xisto Americano, que impulsionou a Independência Energética dos Estados Unidos e transformou os Mercados e a Geopolítica Energética Global".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.