Universitários desenvolveram projetos de pesquisa com impacto socialCieds/Divulgação
Jovens Cientistas Cariocas apresentam produção científica no Rio de Janeiro
Projeto apoia iniciativas que possam gerar transformações nos territórios próximos às Naves do Conhecimento
Projetos de estudantes cariocas serão apresentados neste mês no Porto Maravalley, na Zona Portuária do Rio, onde estão concentrados investidores, empresas e startups. A mostra é resultado do programa Jovens Cientistas Cariocas, iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).
Entre os temas dos projetos desenvolvidos pelos jovens cientistas, estão “Calçadas acessíveis: avançando rumo à mobilidade universal e inclusiva”, “Vivência também é ciência: a gamificação como ferramenta para letramento afrocultural” e “Do lixo ao luxo: revolucionar, transformar e inovar”.
"Esta ação motiva jovens estudantes de graduação do Rio de Janeiro a seguirem seus estudos e aproxima as universidades da sociedade. Além de fomentar a disseminação e a popularização da ciência, o Programa Jovens Cientistas Cariocas contribui para a cidadania, engajando os participantes na solução de problemas de suas comunidades", explica Thereza Paiva, secretária municipal de Ciência e Tecnologia.
Ao longo de seis meses, cem estudantes universitários de instituições públicas e privadas, incluindo alunos das Naves do Conhecimento — todos moradores da cidade do Rio de Janeiro —, participaram da formação teórica e prática, para desenvolver seus pré-projetos e torná-los soluções reais de impacto social. O objetivo foi fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que tenham aplicabilidade efetiva de transformação nos territórios adjacentes às Naves do Conhecimento espalhadas pela cidade do Rio. O evento será gratuito, aberto ao público.
Fotos crédito: Divulgação CIEDS
Legenda: Alunos das Naves participantes do JCC durante etapasdoprojeto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.