Secretário-geral da Otan, Mark RutteAFP
Otan acusa Rússia de apoiar Coreia do Norte em troca de apoio militar para a Ucrânia
Secretário-geral destaca a necessidade de assistência contínua para alterar o rumo do conflito e garantir estabilidade na região
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, dos Países Baixos, disse nesta quarta-feira (4) que a Rússia está oferecendo à Coreia do Norte apoio para seu programa nuclear em troca do envio de tropas para a guerra contra a Ucrânia.
“Em troca do envio de tropas e armas, a Rússia está fornecendo à Coreia do Norte apoio para seu programa nuclear e de mísseis”, disse Rutte após uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da Otan.
Os ministros concluíram uma reunião de dois dias nesta quarta-feira, na qual discutiram a situação na Ucrânia, que está buscando uma posição de força antes de possíveis negociações com a Rússia para encerrar o conflito.
Em uma coletiva de imprensa, Rutte disse que é preciso garantir à Ucrânia “apoio suficiente para mudar a trajetória desse conflito de uma vez por todas”.
A reunião que terminou nesta quarta-feira foi a última desse tipo antes de o novo presidente dos EUA, Donald Trump, voltar para a Casa Branca.
Trump questionou o apoio contínuo dos EUA à Ucrânia e defende um fim rápido e negociado para o conflito, razão pela qual a Ucrânia está buscando desesperadamente uma posição de força.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.