Barco naufragou diante de La Louza, pequena localidade costeira ao norte de SfaxReprodução/Internet
Ao menos 20 migrantes mortos em naufrágio na costa da Tunísia
Todos eram de origem subsaariana
Ao menos 20 migrantes morreram em um naufrágio na costa da cidade tunisiana de Sfax e outros cinco foram resgatados, informou, nesta quarta-feira (18), a guarda nacional do país magrebino.
Unidades marítimas "recuperaram 20 corpos" e continuam as buscas após "resgatarem cinco migrantes originários da África Subsaariana" em uma embarcação, indicou um comunicado oficial.
O barco naufragou diante de La Louza, uma pequena localidade costeira ao norte de Sfax, acrescentou o documento oficial.
Todos os imigrantes eram de origem subsaariana.
A guarda nacional, da qual dependem os guarda-costas, indicou que a embarcação partiu na terça-feira por volta das 23h locais (19h de Brasília) da zona de La Chebba, cerca de 40 km ao norte de La Louza.
A região de Sfax é um dos principais pontos de saída para os migrantes tunisianos e estrangeiros que buscam chegar à costa italiana.
A costa da Tunísia está, em alguns pontos, a menos de 150 km da ilha italiana de Lampedusa.
Assim como a Líbia, o país magrebino é o principal ponto de partida no Norte da África para os migrantes que tentam cruzar o Mediterrâneo.
Desde o início do ano, o Fórum Tunisiano para os Direitos Econômicos e Sociais (FTDES) registrou entre 600 e 700 mortes ou desaparecimentos de migrantes em naufrágios nas costas do país. Em 2023, foram reportados 1.300 óbitos ou desaparecimentos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.