Toneladas de drogas e documentos estão sendo devorados por ratos na sede da polícia de Houston, no estado do Texas (EUA)Reprodução

A polícia e autoridades municipais de Houston, no estado do Texas (EUA), disseram que provas e evidências de crimes armazenadas em armários e toneladas de drogas apreendidas estão sendo devoradas por "ratos viciados em drogas".
O prefeito John Whitmire disse em uma entrevista coletiva que as drogas armazenadas estão atraindo ratos que se alimentam dos narcóticos ilícitos e causam danos a outras evidências no processo.
"Temos 180 mil quilos de maconha armazenada e só os ratos aproveitam", disse Whitmire.
O prefeito anunciou o início de uma iniciativa em parceria com o Gabinete do Promotor Público do Condado de Harris para organizar 1,2 milhão de evidências armazenadas pela cidade e descartar quaisquer drogas armazenadas antes de 2015.
"Há tantas evidências mantidas e armazenadas que não são mais necessárias, que não têm impacto na resolução daquela acusação, daquela condenação ou mesmo daquela inocência", afirmou Whitmire.
Peter Stout, chefe do Centro de Ciências Forenses de Houston, disse que as grandes quantidades de evidências de narcóticos armazenadas pela cidade estão colocando outras evidências não relacionadas em perigo.
"Eles são comestíveis, são saborosas, são todos os tipos de coisas. Você não pode armazenar grandes quantidades de drogas sem esperar que algumas dessas coisas aconteçam", disse Stout.
Ele disse ainda que a polícia contratou exterminadores, mas o problema dos roedores tem se mostrado persistente: "Eles são ratos viciados em drogas. São difíceis de lidar".
Autoridades disseram que apenas um caso ativo foi afetado pelo problema dos ratos. Eles disseram que os roedores conseguiram entrar em uma bolsa contendo cogumelos alucinógenos.
O problema não se limita à cidade de Houston. Autoridades do Departamento de Polícia de Nova Orleans disseram em março de 2024 que evidências de drogas estavam sob ataque de pragas, incluindo ratos e baratas.
"Os ratos que comem nossa maconha estão todos chapados", disse a superintendente de polícia Anne Kirkpatrick em uma reunião do Comitê de Justiça Criminal do Conselho Municipal.