Google está sendo investigado pela China por possível violação da Lei TrusteJosh Edelson/AFP

A Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China iniciou, nesta terça-feira (04), uma investigação sobre o Google por suspeita de violação da lei antitruste, informou o órgão.
O comunicado não traz mais detalhes sobre a investigação contra o gigante americano da tecnologia, que surge em meio às tensões crescentes entre a China e os Estados Unidos.

No sábado, dia 1º, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 10% sobre produtos importados da China. Ainda nesta terça, o governo chinês adotou uma medida semelhante sobre alguns bens com origem nos Estados Unidos.
A lei antitruste dos Estados Unidos é um conjunto de leis que regulam a conduta e a organização dos negócios. O objetivo é promover a concorrência e impedir monopólios injustificados. Legislação proíbe acordos formais e informais entre concorrentes, práticas que restringem o comércio de forma irracional, a fixação de preços e atos destinados a abusar de uma posição de poder ou domínio de mercado, podendo ser aplicada por meio de ações civis ou criminais.
* Com informações do Estadão Conteúdo