Trump prometeu uma operação de expulsão em massa de migrantes irregularesAFP

O governo do presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 5, que restringirá o acesso a vistos a autoridades estrangeiras que "facilitem a migração ilegal para os Estados Unidos" através da fronteira com o México.

"Os países devem fazer a sua parte para prevenir e dissuadir o trânsito de estrangeiros que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos", alertou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, citado em um comunicado. Para isso, Washington anunciou uma "nova política de restrição de vistos", acrescentou.

Ela se aplicará, entre outros, a autoridades de governos estrangeiros, incluindo de imigração e alfândegas, autoridades portuárias e aeroportuárias.

O Departamento de Estado sancionará tanto "a falta de aplicação das leis de imigração existentes" quanto "a implementação de políticas e práticas que deliberadamente facilitem o trânsito de estrangeiros que tentam imigrar ilegalmente para os Estados Unidos pela fronteira sudoeste", disse o comunicado.

Washington já está sancionando funcionários do setor privado "que conscientemente fornecem serviços de transporte e viagens planejadas principalmente para imigrantes ilegais".
Trump prometeu uma operação de expulsão em massa de migrantes irregulares e declarou emergência nacional na fronteira com o México para impedir a entrada de pessoas sem visto, pois considera que o país sofre uma "invasão".