Voo da Air India precisa voltar para Chicago após banheiros serem entupidos com trapos, roupas e sacolas plásticasGail Hanusa / Air India

Um voo da Air India com destino a Nova Delhi, capital da Índia, precisou retornar para o aeroporto de Chicago, nos Estados Unidos, depois de 10 horas no ar por um motivo inusitado: vários de seus banheiros estavam entupidos com trapos, roupas e sacolas plásticas, que ficaram presos no encanamento.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram cenas de confusão enquanto passageiros se aglomeram ao redor de comissários de bordo, que parecem explicar a situação. No X, antigo Twitter, vídeos e fotos dos conteúdos encontrados nas tubulações da aeronave também são compartilhados.
O caso, que aconteceu na última quarta-feira (5), foi confirmado pela companhia aérea. O voo Air India AI126 estava com cinco horas de viagem quando foi forçado a retornar, acrescentando mais cinco horas até chegar em Chicago.
À CNN, um porta-voz da Air India disse que a tripulação foi informada pela primeira vez que alguns dos banheiros estavam quebrados 1h45 minutos após o voo. Pouco depois, eles determinaram que oito dos 12 banheiros estavam "inutilizáveis", "causando desconforto a todos a bordo".
O avião, que já sobrevoava o Oceano Atlântico, precisou voltar para Chicago devido às restrições noturnas de boa parte dos aeroportos europeus. Todos os passageiros e tripulantes desembarcaram normalmente na cidade dos EUA e receberam acomodações e opções alternativas de voo.
Esta, no entanto, não é a primeira vez que objetos inusitados são encontrados nas tubulações dos aviões da Air India. Segundo a companhia aérea, itens como cobertores, roupas íntimas e fraldas já foram jogados no vaso sanitário em outros voos.
Os banheiros dos aviões são projetados para armazenar dejetos humanos, que normalmente são descartados assim que o avião pousa, em tanques especiais. A descarga funciona a partir de um sistema de vácuo.