Pink não compartilha todas as características do Homo erectus, uma das linhagens humanas mais antigas conhecidasReprodução / Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social
Uma Nova Peça no Quebra-Cabeça da Evolução
Foi a menos de 250 metros desse local que uma equipe espanhola encontrou o fóssil ATE7-1 — a parte esquerda do maxilar superior, o osso zigomático e a raiz de um molar de um indivíduo adulto. Esse achado é considerado um verdadeiro tesouro, já que, até então, os únicos vestígios dos primeiros humanos no oeste da Europa eram um molar de leite, uma falange e um fragmento de mandíbula inferior.
A Origem de 'Pink'
Esse é um dos primeiros humanos a deixar a África — berço da humanidade — muito antes do surgimento do Homo sapiens, há aproximadamente 300 mil anos.
Reconstruindo o Passado
Apesar dessas diferenças, "Pink" também não compartilha todas as características do Homo erectus, uma das linhagens humanas mais antigas conhecidas. Por isso, os pesquisadores o classificaram como Homo affinis erectus, indicando sua proximidade com essa espécie.
Até o momento, não foi possível determinar o sexo ou a idade exata de "Pink". No entanto, evidências encontradas no mesmo nível geológico do fóssil, como ferramentas de pedra e ossos de animais marcados com cortes, sugerem um ambiente de floresta úmida com fauna diversificada, incluindo aves, roedores, macacos, cavalos, bovídeos e até hipopótamos.
Um Novo Capítulo na História Humana
No entanto, ainda resta a dúvida: essa linha de hominídeos sobreviveu às drásticas mudanças climáticas da época? O paleoantropólogo José María Bermúdez de Castro acredita que não. Segundo ele, é improvável que o Homo affinis erectus tenha persistido após o "efeito gargalo de garrafa", uma drástica redução populacional causada por severas eras glaciais há cerca de 900 mil anos.
Enquanto os cientistas seguem cavando em Atapuerca, novas descobertas podem revelar ainda mais detalhes sobre a presença humana na Europa e sua trajetória evolutiva.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.