Terreno encharcado dificulta buscas pelos quatro soldados americanos desaparecidos na LituâniaMinistério da Defesa da Lituânia / X

Quatro soldados do Exército dos Estados Unidos desapareceram durante um treinamento, na Área de Treinamento General Silvestras Zukauskas, em Pabrade, na Lituânia. Até o momento, apenas o veículo blindado que eles usavam foi localizado, submerso em água, mas o terreno dificulta o resgate. Os militares da 1ª Brigada, 3ª Divisão de Infantaria não são localizados desde terça-feira (25).
As buscas, que continuam nesta quinta-feira (27),estão sendo feitas em conjunto com autoridades dos Estados Unidos e da Lituânia, através de densas florestas e terreno pantanoso. A Polônia também enviou um grupo de tropas com equipamento pesado de engenharia. Estão envolvidas equipes terrestres, de mergulho e helicópteros.
"Estamos aproveitando todos os recursos disponíveis dos EUA e da Lituânia para coordenar e fornecer os recursos necessários para esse esforço. Estamos incrivelmente gratos pelos esforços dedicados e profissionais de nossos aliados lituanos em garantir a segurança do pessoal dos EUA. Eles trabalharam incansavelmente ao nosso lado nas últimas 48 horas e continuamos gratos por seu apoio", afirmou o Major-General do Exército dos EUA, Curtis Taylor, comandante geral da 1ª Divisão Blindada.
Os soldados estavam em um treinamento programado da unidade, em missão de manutenção para recuperar outro veículo do Exército dos EUA na área quando desapareceram. O veículo utilizado por eles, um M88, foi localizado na manhã desta quarta-feira (26), submerso em uma espécie de lago. Devido ao terreno instável, as equipes ainda não tiveram acesso ao blindado, que está quase indetectável, com posição incerta e a uma profundidade de cerca de cinco metros, de acordo com o Ministério da Defesa da Lituânia.
Dovile Sakalien, Ministra da Defesa Nacional da Lituânia, afirmou que todos estão trabalhando para encontrar os soldados. "Ficamos profundamente tristes ao saber sobre os quatro soldados americanos atualmente desaparecidos na Área de Treinamento de Pabrade. As pessoas estão trabalhando 24 horas por dia, e todos permanecem de prontidão, prontos para fornecer suporte médico de emergência. Tenha certeza de que continuaremos nossos esforços incansavelmente e os manteremos informados sobre quaisquer desenvolvimentos", garantiu.
O terreno é um dos grandes problemas para as buscas. As equipes precisam enfrentar os desafios apresentados pela água, lama espessa e solo macio ao redor do local, precisando fazer uso de equipamentos especializados para drenar a água da lateral e estabilizar o solo. Engenheiros estão trabalhando na construção de barreiras de terra e areia, chamadas de bermas, projetadas para criar uma área contida da qual a água pode ser bombeada e a lama dragada