Grace deu à luz Amy, primeiro bebê nascido de útero transplantado do Reino UnidoReprodução / Womb Transplant UK
Nasce primeiro bebê de mulher com útero transplantado no Reino Unido
Grace Davidson, que possui uma condição rara, recebeu o órgão da irmã; menina nasceu saudável
Boa notícia! Uma mulher deu à luz o primeiro bebê nascido de útero transplantado no Reino Unido. A menina, de pouco mais de dois quilos, nasceu saudável e não precisou de qualquer tratamento especial. A mãe da criança, Grace Davidson, de 36 anos, nasceu sem um útero funcional, mas teve a história mudada quando recebeu o órgão da irmã em 2023.
Grace e o marido, Angus, de 37 anos, batizaram a bebê, que nasceu em fevereiro, como Amy, uma homenagem à irmã de Grace, segundo informou a Womb Transplant UK, nesta segunda-feira (7).
“Segurar a Amy pela primeira vez foi incrível e surreal. Foi bem avassalador porque nunca nos deixamos imaginar como seria para ela estar aqui”, disse a mamãe de primeira viagem em entrevista à “BBC”.
Grace nasceu síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH), síndrome rara que causa subdesenvolvimento ou ausência do útero. A princípio, a mãe seria a doadora, mas não foi possível. Em seguida, as duas irmãs da mamãe de primeira viagem foram cogitadas.
Amy, irmã de Grace, e o marido já possuíam dois filhos e não tinham a intenção de ter mais. Antes da cirurgia, as duas passaram por um longo período de adaptação, o que incluiu diversas sessões de terapia.
Grace, que tinha barriga de aluguel e adoção como opções, conta que gestar sempre foi um sonho, que por grande parte de sua vida foi deixado de lado por causa de sua condição. “Carregar meu próprio bebê parecia muito importante. Sempre tive um instinto maternal, mas durante anos eu o reprimi porque era muito doloroso recorrer a ele", reflete.
Programado para acontecer em 2019, o transplante precisou ser adiado e Grace conviveu com a chance da operação nunca acontecer devido à pandemia. No entanto, em fevereiro de 2023, uma equipe de mais de 30 médicos levou cerca de 17 horas para remover o útero de Amy e transplantá-lo para Grace. Desde a operação de Grace, a equipe cirúrgica já realizou três transplantes do órgão. A meta é fazer um total de 15 como parte de um ensaio clínico.
A bebê Amy nasceu de cesárea no hospital Queen Charlotte, no oeste de Londres, em 27 de fevereiro. Além da menina, Grace e Angus ainda pretendem ter um segundo filho usando o útero transplantado. Depois do nascimento do segundo bebê, o órgão doado será removido para que Grace não precise mais tomar os imunossupressores diários que atualmente usa para que seu corpo não rejeite o útero da irmã.
Em 2014, nasceu na Suécia o primeiro bebê como resultado de um transplante de útero. Desde então, cerca de 135 desses transplantes foram realizados em diversos países, incluindo EUA, China, França, Alemanha, Índia e Turquia. Ao todo, cerca de 65 bebês nasceram.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.