EUA mudam versão oficial sobre origem da Covid-19 e reforçam teoria de vazamento em laboratório chinês
No site da Casa Branca, Trump afirma que autoridades de saúde pública 'frequentemente enganam o povo por meio de mensagens conflitantes e falta de transparência'
EUA afirmaram que a resposta da OMS à pandemia de COVID-19 'foi um fracasso absoluto' - Reprodução / Lab Leak/ Casa Branca
EUA afirmaram que a resposta da OMS à pandemia de COVID-19 'foi um fracasso absoluto'Reprodução / Lab Leak/ Casa Branca
A Casa Branca afirmou nesta sexta-feira (18), em uma atualização do site oficial do governo, que a origem da Covid-19 não estaria relacionada a causas biológicas naturais, mas a um vazamento do "principal laboratório de pesquisa sobre SARS da China". Na publicação, a administração do presidente Donald Trump acusou a gestão de Joe Biden de favorecer a narrativa "preferida" dos democratas, segundo a qual o vírus teria surgido de forma natural.
Na página online, foi dito que as autoridades de saúde pública "frequentemente enganam o povo americano por meio de mensagens conflitantes, reações impulsivas e falta de transparência". "O mais grave foi a demonização de tratamentos alternativos e a desfavorecimento de narrativas, como a teoria do vazamento de laboratório, em um esforço vergonhoso para coagir e controlar as decisões de saúde do povo americano", afirmaram.
O governo Trump refuta a publicação "A Origem Proximal do SARS-CoV-2", que foi utilizada como evidência científica pela administração de Joe Biden. Para a nova gestão americana, a versão anterior seria uma farsa, sendo "usada repetidamente por autoridades de saúde pública e pela mídia para desacreditar a teoria do vazamento de laboratório". O texto, de acordo com a Casa Branca, teria sido impulsionado pelo Dr. Anthony Fauci, imunologista e pesquisador sobre a pandemia, para promover a "narrativa preferida" de que a COVID-19 teria se originado de forma natural.
"O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) do governo Biden conduziu uma campanha de vários anos de atrasos, confusão e falta de resposta com o objetivo de obstruir a investigação da Subcomissão Especial e ocultar evidências que poderiam incriminar ou constranger autoridades de saúde pública de alto escalão", escreveu a Casa Branca.
No site, o governo apresenta um mapa detalhado que ilustra a distância entre o laboratório de pesquisa em Wuhan e o mercado municipal, estimada em cerca de sete quilômetros. A administração utiliza essa informação para reforçar sua alegação de que o vírus pode ter vazado do laboratório, sugerindo que a proximidade entre os dois locais torna a teoria do vazamento mais plausível.
Governo mostra mapa com a distância de sete quilômetros entre o laboratório de Wuhan e o mercado municipal Reprodução / Lab Leak / Casa Branca
Por meio do comunicado, os Estados Unidos afirmaram que a resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia de COVID-19 "foi um fracasso absoluto", pois cedeu à pressão do Partido Comunista Chinês e colocou os interesses políticos da China acima de suas responsabilidades internacionais. Além disso, comentaram que a mais recente iniciativa da OMS para resolver os problemas agravados pela pandemia - através de um "Tratado de Pandemias" - pode prejudicar o país americano.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.