Segundo a polícia local, um homem de 30 anos foi preso e continua sob custódiaReprodução / Redes sociais

Um festival para celebrar a cultura filipina terminou em nove mortes após um motorista avançar em alta velocidade contra multidão durante show em Vancouver, no Canadá. O evento deste sábado, 26, estava chegando ao fim, quando um veículo entrou repentinamente em uma área exclusiva para pedestres, acelerando entre caminhões de comida e atropelando várias pessoas. Segundo a polícia local, um homem de 30 anos foi preso e continua sob custódia.
"Neste momento, estamos confiantes de que o incidente não foi um ato de terrorismo", comentou o departamento de polícia de Vancouver.
O atropelamento ocorreu durante as celebrações do Dia de Lapu-Lapu, um festival cultural filipino que presta homenagem ao líder indígena Lapu-Lapu, conhecido por ter comandado a vitória contra as forças colonizadoras lideradas pelo navegador português Fernão de Magalhães. Ele é considerado um herói nacional filipino e símbolo de resistência contra o domínio estrangeiro.
O Consulado Geral das Filipinas na cidade afirmou que manifesta uma "grande preocupação e simpatia" às vítimas do caso. "Conforme esperamos por mais informações, rezamos para que nossas comunidades permaneçam fortes e resilientes, imbuídos com o espírito de 'bayanihan' (palavra que representa o espírito de cooperação e união dentro da comunidade) durante esse período difícil", expressou a representação diplomática em nota.
A testemunha ocular Abigail Andiso disse ao jornal local Vancouver Sun que estava com amigos nas proximidades quando ouviu dois estrondos altos, seguidos de gritos e berros. Eles correram para a avenida, que estava repleta de caminhões de comida e barracas, e se depararam com uma cena de carnificina.
"Havia corpos na rua. Eles foram atropelados. Alguns já estavam mortos no local", disse Andiso, que ligou para o 911. Dale Selipe, que estava com Andiso, viu uma criança pequena ferida e outra criança com um ferimento aberto no couro cabeludo. Muitos corpos estavam retorcidos de forma grotesca. "Havia uma mulher com os olhos abertos, olhando para cima, e uma das pernas dela já estava quebrada. Uma pessoa segurava sua mão tentando confortá-la", relatou.
Em coletiva de imprensa, a polícia confirmou que um homem de 30 anos conhecido da polícia "em certas circunstâncias" havia sido preso, depois que pessoas presentes no festival o contiveram até a chegada dos policiais. O motorista  foi levado sob custódia e dizia aos presentes que estava “desculpado”. Fontes informaram o Vancouver Sun que ele aparentemente estava sofrendo de problemas de saúde mental.