Presidente sérvio, Aleksandar VucicAFP

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, foi internado brevemente em um hospital militar em Belgrado neste sábado (3), após retornar dos Estados Unidos, mas já teve alta e está estável, informaram as autoridades e seu cardiologista.
Depois de voltar para a casa dos Estados Unidos sem se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump, devido a uma dor no peito, Vucic "foi internado na Academia Médica Militar imediatamente depois de aterrissar" em Belgrado, disse seu gabinete.
O chefe de Estado sérvio “deixou o VMA [hospital militar de Belgrado] pouco depois das 17h (12h em Brasília)” e “me disse que se sentiu melhor”, declarou o ministro sérvio das Finanças, Sinisa Mali, à televisão pública RTS.
Segundo Mali, que passou para os EUA com Vucic, o presidente Sérvio começou a passar mal quando se preparava para uma “reunião informal”, na sexta-feira, com Donald Trump.
O anúncio coloca em dúvida a visita prevista de Vucic à Rússia, um país próximo à Sérvia, para as comemorações do 80° aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio.
Na quinta-feira, o líder Sérvio garantiu que cumpriria sua palavra com seu contraparte russo, Vladimir Putin, e se uniria aos cerca de 20 chefes de Estado que viajaram a Moscou para essa ocasião, comemorada com grande pompa com um desfile militar na Praça Vermelha.
No entanto, qualquer visita a Putin não implicaria nenhum risco de provocar a ira da União Europeia, um bloco ao qual a Sérvia deseja se juntar.