Ferramenta poderá traduzir comportamentos dos animais para uma linguagem humanaReprodução/Freepik
A empresa, proprietária do maior mecanismo de busca do país asiático, registrou nesta semana uma patente na Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China. Com o auxílio da inteligência artificial (IA), o sistema pretende coletar e analisar dados como sons vocais, comportamento e sinais fisiológicos dos animais.
Segundo o jornal "Sky News", a ferramenta será projetada para identificar o estado emocional dos pets e traduzi-lo para uma linguagem compreensível pelos humanos. O objetivo é facilitar a comunicação entre as espécies e fortalecer a relação entre tutores e seus animais. Embora o projeto ainda esteja em fase de pesquisa, especialistas acreditam que, com os avanços tecnológicos, o tradutor poderá se tornar funcional nos próximos anos.
A tentativa de compreender o que os cães e outros animais "dizem" não é nova, mas a iniciativa da Baidu pode representar um divisor de águas nesse campo. Caso seja bem-sucedido, o projeto poderá marcar o início de uma nova era na convivência entre humanos e seus companheiros de quatro patas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.