Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não comparecerá à Turquia para negociações sobre UcrâniaAFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (13) que seu secretário de Estado, Marco Rubio, participará das negociações sobre a guerra da Ucrânia na Turquia esta semana e expressou otimismo sobre essa medida.

"As negociações ocorrerão na Turquia no final desta semana, provavelmente na quinta-feira, e podem ter alguns resultados muito bons", disse Trump em um discurso em Riade, acrescentando: "Marco irá para lá".
Há dois dias, o Kremlin mantém o suspense sobre a possível presença de Putin nessas negociações, que constituiriam as primeiras conversas diretas entre Ucrânia e Rússia desde a invasão russa na primavera de 2022.
Desejo de Zelensky
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, havia pedido nesta terça-feira que Donald Trump participasse das negociações entre Ucrânia e Rússia na Turquia, ao acreditar que isso levaria Vladimir Putin a fazer o mesmo.
"Não conheço a decisão do presidente dos Estados Unidos. Mas, de qualquer forma, se ele confirmasse sua participação, acho que isso daria a Putin um impulso adicional para comparecer", disse o presidente ucraniano durante uma coletiva de imprensa em Kiev.
Com informações da AFP.