O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no Uruguai para dar o último adeus a José Alberto Mujica Cordano, conhecido como Pepe Mujica, nesta quinta-feira (15), morto aos 89 anos na última terça-feira (13). No velório, que acontece no Palácio Legislativo de Montevidéu, o brasileiro, que mantinha uma amizade com o ex-presidente uruguaio, abraçou a viúva Lucía Topolansky e se despediu de uma das maiores referências da esquerda latino-americana.
fotogaleria
"Comovido pelo amor do povo do Uruguai ao meu amigo Pepe Mujica, me despeço da pessoa mais extraordinária que já conheci. Um abraço fraterno, querida Lucía. Vá em paz, Pepe. Hasta siempre", escreveu Lula na legenda de um vídeo publicado nas redes sociais.
Ao lado de Janja, Lula dá um abraço e um beijo na testa de Lucía. Em seguida, se aproxima do caixão, onde dá pequenas batidinhas, e chama o atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, para trocar algumas palavras.
No X, antigo Twitter, o presidente relembrou o legado de Mujica: "Eu e Janja estamos no Palácio Legislativo de Montevidéu, onde participamos da despedida do povo uruguaio – e de toda a América Latina – ao nosso querido José Pepe Mujica. Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos ajudando a trilhar o caminho que ele escolheu: o da luta por um mundo mais justo. E que o conforto chegue aos corações de sua amada, Lucía Topolansky, e de seu amigo e agora presidente do Uruguai, Yamandú Orsi".
Eu e @JanjaLula estamos no Palácio Legislativo de Montevidéu, onde participamos da despedida do povo uruguaio – e de toda a América Latina – ao nosso querido José Pepe Mujica.
Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos ajudando a trilhar o caminho… pic.twitter.com/FwUNaesQRL
Além de Lula, Gabriel Boric, também esteve no velório para se despedir de Mujica. Nas redes sociais, o presidente do Chile publicou fotos abraçado a Lucía Topolansky. "A vida passa, as causas ficam. Obrigado Pepe querido, vamos te levar em todas as lutas", escreveu ele na legenda do post.
Também nas redes sociais, Orsi agradeceu a presença de Lula e Boric. "Obrigado irmãos Lula e Gabriel Boric pelo seu profundo carinho com o Velho e Lucía. O povo uruguaio os recebe com carinho neste momento tão especial", declarou o presidente do Uruguai.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.