Ameaça 'muito perigosa', diz Coreia do Norte sobre sistema antimísseis de TrumpUnsplash
Coreia do Norte considera sistema antimísseis de Trump uma ameaça 'perigosa'
País asiático acusou os EUA de estarem 'tentando militarizar o espaço exterior'
A Coreia do Norte qualificou o plano do sistema de defesa antimísseis "Domo de Ouro" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma ameaça "muito perigosa" que pretende militarizar o espaço, informou nesta terça-feira (27, data local) a mídia estatal.
O Ministério de Relações Exteriores norte-coreano emitiu um memorando indicando que se trata de "uma 'iniciativa ameaçadora' muito perigosa, cujo objetivo é ameaçar a segurança estratégica dos Estados detentores de armas nucleares", indicou a agência de notícias oficial KCNA.
Trump anunciou na semana passada novos detalhes e condições iniciais de financiamento para o sistema de defesa que, em sua opinião, é "muito importante para o sucesso e, inclusive, para a sobrevivência do nosso país".
Mas a iniciativa apresenta importantes desafios técnicos e políticos, segundo os analistas, e pode ter um custo econômico elevado.
O memorando da Coreia do Norte, um país com arsenal nuclear e hostil em relação a Washington, acusou os Estados Unidos de estarem "tentando militarizar o espaço exterior", afirmou KCNA.
"O plano dos Estados Unidos de construir um novo sistema de defesa de mísseis é a causa fundamental de provocar uma corrida armamentista nuclear e espacial no mundo, ao alimentar as preocupações de segurança dos Estados detentores de armas nucleares e transformar o espaço exterior em um potencial campo de guerra nuclear", insistiu Pyongyang.
A China, um dos principais aliados da Coreia do Norte, também expressou forte rejeição ao plano e acusou os Estados Unidos de minarem a estabilidade global.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.