Superstição associa o peixe à proximidade de desastre naturalReprodução / Facebook
'Peixe do fim do mundo' é encontrado em praia na Austrália
Espécie raramente é vista
Um raro peixe-remo, conhecido como o "peixe do fim do mundo", voltou a aparecer nas areias de uma praia — desta vez na costa oeste da Tasmânia, na Austrália, levantando receios entre os mais supersticiosos sobre a possibilidade de uma grande catástrofe.
"Eu simplesmente sabia que era algo incomum e estranho", contou Sybil Robertson ao Guardian sobre o achado feito na segunda-feira (2), enquanto caminhava sozinha com seu cão pela Ocean Beach, perto de Strahan, no extremo sul do país.
Exemplares da espécie já foram encontrados nos Estados Unidos, Japão, Chile, México, Vietnã e Tailândia nos últimos anos, mas este registro é considerado extremamente raro na Austrália. O peixe encontrado por Sybil media cerca de três metros, bem abaixo do tamanho máximo da espécie, que pode chegar a impressionantes 17 metros, tornando o regaleco — outro nome do peixe-remo — o maior peixe ósseo do mundo.
"Eu conseguia ver que era um peixe comprido, mas não fazia ideia de que tipo. Quando me aproximei, pude ver a bela coloração ao redor da cabeça e as marcas fabulosas", relatou Sybil à Australian Broadcasting Corporation (ABC).
Curiosa, ela registrou fotos da criatura marinha e publicou na página do Facebook "Citizen Scientists of Tasmania", onde especialistas rapidamente identificaram o animal como um peixe-remo.
O professor associado Neville Barrett, ecologista marinho da Universidade da Tasmânia, explicou que essa espécie vive normalmente em mar aberto, a profundidades de 150 a 500 metros, e raramente é vista. “É um peixe fenomenalmente grande, mas com pouca musculatura. Costuma apenas flutuar na água, alimentando-se passivamente de plâncton”, explicou.
Segundo os cientistas, quando esses animais surgem na superfície ou aparecem encalhados, normalmente estão doentes ou perto da morte. "Ocasionalmente, quando estão doentes, eles nadam até a superfície por razões desconhecidas", afirmou Barrett.
Apesar das explicações científicas, muitos supersticiosos ao redor do mundo consideram o aparecimento do peixe-remo um presságio de desastres naturais, como grandes terremotos.
Na cultura japonesa, por exemplo, há a crença de que esses peixes serpentiformes emergem à superfície para alertar sobre catástrofes iminentes. Esse temor se intensificou após o terremoto e tsunami de Fukushima, em 2011, quando dezenas de peixes-remo foram encontrados na costa japonesa nos dois anos que antecederam a tragédia.
"É sinal de que algo grande está para acontecer", comentou um usuário no Reddit.
"É como um gato preto quebrando um espelho debaixo de uma escada", brincou outro.
Sybil, no entanto, ficou fascinada com o achado: "É incrível o que você pode encontrar quando simplesmente mantém os olhos abertos enquanto caminha."

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.