Fumaça após uma explosão no centro de TeerãAFP

O Exército israelense anunciou, neste domingo (15), que realizou um bombardeio no aeroporto de Mashhad, a terceira maior cidade do Irã, no nordeste do país.

A força aérea lançou "um avião iraniano de reabastecimento de combustível no aeroporto de Mashhad (...) a cerca de 2.300 milhas de Israel", informou um comunicado militar.

Segundo o Exército, o ataque é de maior profundidade no território iraniano desde o início da operação contra o Irã.

A agência de notícias iraniana Fars relatou ataques em dois locais da cidade e afirmou que as defesas aéreas foram ativadas na área.

“Dois locais em Mashhad sofreram explosões e incêndios”, informou a Fars.

A agência de notícias local Tasnim informou que as explosões foram ouvidas perto do aeroporto Shahid Hasheminejad da cidade. Mashhad abriga os santuários Imam Reza, o local mais sagrado do Irã para os muçulmanos xiitas.
Um outro ataque israelense a um prédio residencial no centro de Teerã deixou pelo menos cinco mortos, informou a televisão estatal, em meio a uma escalada militar entre Irã e Israel.

"O bairro é densamente povoado e há uma alta probabilidade de um grande número de mortos e feridos", informou a emissora de televisão. Um jornalista da AFP no local relatou "duas explosões" com poucos minutos de diferença, perto do Ministério das Comunicações iraniano.
"A força aérea lançou uma onda de bombardeios contra dezenas de alvos de mísseis terra-terra no oeste do Irã", afirmou o Exército em outro comunicado.