Donald Trump foi criticado por parlamentares por não ter pedido autorização ao Congresso para atacar AFP
Em carta, Trump diz ao Congresso que ataque ao Irã foi feito para evitar escalada
Presidente americano explica que tropas e locais militares iranianos não foram atingidos, nem forças terrestres foram mobilizadas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou carta ao Congresso americano em que fornece detalhes sobre os ataques a instalações americanas no sábado, segundo informou hoje a Casa Branca. Na missiva, o republicano diz que a ofensiva foi desenhada para ser "limitada em escopo e propósito".
Trump explica que tropas ou outros locais militares iranianos não foram atingidos, nem forças terrestres foram mobilizadas. "A missão foi planejada e executada de maneira a minimizar baixas, impedir ataques futuros e limitar o risco de escalada", ressalta
O presidente americano vinha sendo criticado por lideranças parlamentares por não ter pedido autorização ao Congresso. Segundo Trump, a ação militar foi "consistente" com a responsabilidade de proteger cidadãos americanos nos EUA e no exterior.
"Os Estados Unidos tomaram essa ação necessária e proporcional, consistente com o direito internacional, e estão prontos para tomar medidas adicionais, conforme necessário e apropriado, para lidar com novas ameaças ou ataques", destaca.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.