Jiang Yanchen, conhecido como 'menino dobrado', chegava a apenas um metro de alturaReprodução
'Menino dobrado' fica em pé com corpo reto pela primeira vez depois de cirurgias
Jiang Yanchen é portador de uma condição rara que causa inflamação grave nas articulações e ligamentos da coluna
Conhecido como "menino dobrado", o jovem Jiang Yanchen, de 21 anos, começa uma nova fase da vida após conseguir ficar em pé com o corpo reto pela primeira vez. Portador de espondilite anquilosante, uma forma de artrite que causa inflamação grave nas articulações e ligamentos da coluna, desde a infância, ele passou por diversas cirurgias para alcançar o resultado.
Nascido na província de Shandong, na China, Jiang ficou com o pescoço curvado para trás e a coluna toda para frente, enquanto as nádegas ficaram para o alto, deixando um espaço curto entre elas e sua cabeça. Por causa da condição rara, ele chegava a apenas um metro de altura.
Ao "South China Morning Post", Yu Meiying, mãe do jovem, relembrou os desafios diários que o filho enfrentava. "A cabeça dele ficava voltada para cima; ele mal conseguia enxergar quando colocava meias ou calças, e tinha que depender do tato", contou.
Embora convivesse diariamente com diversas dificuldades, Jiang não se deixou abalar e perseguiu seus sonhos. Em 2022, deitado em um tapete de ioga, fez o vestibular e entrou para o curso de Engenharia de Energia na Universidade Dezhou.
Em agosto do ano passado, Jiang deu mais um passo em direção à normalidade quando decidiu passar por um tratamento com o médico Liang Yijian, especialista em correção de problemas graves de coluna.
Depois de passar por quatro cirurgias complexas e delicadas, onde teve seus ossos quebrados e realinhados, e após longos meses de exaustiva recuperação, Jiang pôde, pela primeira vez, ficar em pé com o corpo todo reto, ou até mesmo deitado com o corpo esticado, no fim do mês passado.
"Jiang passou por um total de quatro cirurgias, cada uma extremamente complexa – tecnicamente, elas estavam no limite máximo da dificuldade cirúrgica. A cirurgia final durou mais de 12 horas, e sua coluna foi corrigida em cerca de 170 graus. Assim que concluir a reabilitação, ele poderá voltar para casa", explicou o médico.
Pronto para a nova fase da vida, Jiang deseja ter a oportunidade de retribuir todo o suporte que teve. "Se eu melhorar no futuro, poderei ser uma pessoa capaz e talvez contribuir com algo para a sociedade", afirmou ele, que acrescentou: "Entrei na faculdade de joelhos. Agora, meu objetivo é me manter firme e fazer pós-graduação".

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.