Deputado italiano Angelo Bonelli foio responsável por informar a polícia sobre a localização de Carla ZambelliReprodução Redes Sociais

A prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na Itália, nesta terça-feira (29), foi auxiliada por uma denúncia do deputado italiano Angelo Bonelli. Em publicação no X (antigo Twitter), Bonelli afirmou ter informado à polícia o endereço onde a parlamentar brasileira estava hospedada, em Roma.

“Carla Zambelli está em um apartamento na capital italiana. Passei o endereço à polícia, que já identificou a localização”, escreveu Bonelli na rede social. O parlamentar é ligado ao partido Europa Verde, legenda de orientação ambientalista e à esquerda no espectro político.

A informação sobre a prisão foi inicialmente divulgada por Bonelli e confirmada pelo Ministério da Justiça italiano.

Condenação e fuga
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão e à perda do mandato por ter articulado a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto. A denúncia aponta que o objetivo era inserir documentos falsos, entre eles um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Após a condenação, a deputada deixou o Brasil e seguiu para a Itália, onde possui cidadania. Até então, o governo brasileiro tentava sem sucesso efetivar a extradição da parlamentar.