Ilha Fair, na Escócia, tem apenas 50 habitantesDivulgação

Fair Isle, Escócia — Uma oportunidade profissional rara está atraindo atenção: o Sistema de Saúde Nacional do Reino Unido (HNS na sigla em inglês) abriu uma vaga permanente para enfermeira (o) em Fair Isle, considerada uma das ilhas mais remotas do Reino Unido, com apenas 50 habitantes. A atual ocupante do cargo deixará a função este mês e o salário anual é de mais de 50 mil libras esterlinas (cerca de R$ 373 mil), fora as bonificações.

Fair Isle é famosa por suas paisagens deslumbrantes, observatório de aves e muita calmaria. O local, com aproximadamente 7,6km2, oferece um cenário único para quem busca uma experiência profissional fora do comum — mas que exige coragem e versatilidade.

A pessoa selecionada será a única profissional de saúde na ilha, atendendo desde recém-nascidos até idosos. Apesar de contar com apoio eventual de um centro médico no continente, toda responsabilidade clínica recai sobre ela. Além disso, em emergências, a ilha conta com helicóptero da Guarda Costeira, utilizado como ambulância aérea.
A moradora Eileen Thomson descreve o cargo como “a oportunidade mais incrível para a pessoa certa”. Ela ressalta que, apesar dos desafios — como os invernos rigorosos e o transporte limitado —, Fair Isle ostenta uma comunidade “pequena, forte e extremamente sociável”.

As inscrições para esta vaga estão abertas até o fim deste mês, proporcionando uma chance única de viver em uma das comunidades mais isoladas do país e desempenhar um papel vital.