Investigações mostraram o envolvimento da Haberturk em crimes de fraude, evasão fiscal e lavagem de dinheiroFacebook/Reprodução
Principal emissora da Turquia é confiscada pelo Estado após investigação
Canal apoia o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan
A maior emissora de TV da Turquia foi confiscada pelo Estado como parte de uma investigação de fraude, evasão fiscal e lavagem de dinheiro, informou a mídia turca nesta quinta-feira, 11. A Haberturk foi uma das 121 empresas pertencentes à Can Holding a serem apreendidas e transferidas para o Fundo de Seguro de Depósitos de Poupança, administrado pelo Estado, segundo a agência Anadolu e outros meios. A emissora Show TV também foi confiscada.
Mandados de prisão foram emitidos para 10 pessoas, incluindo executivos seniores da Can Holding. O grupo inclui empresas de uma ampla gama de setores, incluindo mídia, educação, energia, hotéis, saúde, construção e logística.
Os investigadores descobriram que "grandes quantias de dinheiro de origem desconhecida foram inseridas por meio de empresas operando sob a Can Holding", que foram transferidas entre empresas para ocultar a origem. Documentos falsificados também teriam sido usados para reduzir a responsabilidade fiscal.
Os promotores acrescentaram que algumas das atividades da Can Holding foram "diretamente financiadas com receitas criminosas"
Como a maioria dos meios de comunicação na Turquia, a Haberturk apoia o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan. A emissora estava operando normalmente nesta manhã.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.