Afirmação de Donald Trump veio ao ser questionado pela alta dos preços dos combustíveis nos EUAAFP
Trump diz que EUA sairão do Irã 'muito em breve', em duas ou três semanas
Presidente americano afirma que solução será eliminar 'tudo o que o Irã tem' ou chegar em um acordo antes
O presidente americano Donald Trump declarou nesta terça-feira (31) que os Estados Unidos vão encerrar suas operações no Irã "muito em breve", em duas ou três semanas.
Ao ser perguntado sobre o aumento nos preços dos combustíveis nos Estados Unidos desde o início da guerra, Trump disse: "Tudo o que tenho que fazer é sair do Irã, e vamos fazer isso muito em breve, e [os preços] virão abaixo". Na sequência, mencionou um prazo de "duas, talvez três semanas".
"Queremos eliminar absolutamente tudo o que eles têm. É possível que cheguemos a um acordo antes disso, porque vamos atacar pontes, e já atacamos algumas [...] tenho algumas pontes muito boas em mente", ameaçou. "Mas se eles se sentarem à mesa, será bom. Embora não importe se eles venham ou não."
O presidente americano tem oscilado entre as ameaças e a boa disposição para negociar com o governo iraniano.
Trump apresentou um plano de 15 pontos aos dirigentes iranianos em Teerã, entre os quais está a interrupção total de qualquer projeto para desenvolver armas nucleares, o desmantelamento de boa parte de suas capacidades balísticas e o fim do patrocínio a grupos armados que desestabilizam a região. O Irã disse que está analisando a proposta.
"É irrelevante se vamos chegar a um acordo ou não", frisou Trump.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.