Cerca de 100 pessoas debateram o tema 'Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia' e elegeram conselheiros representantes do município para a Conferência EstadualDivulgação / PMN

Nilópolis - A Secretaria de Saúde de Nilópolis, promoveu a 11ª Conferência Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (15/03), no auditório da II Igreja do Nazareno. Cerca de 100 pessoas debateram o tema 'Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia' e elegeram conselheiros representantes do município para a Conferência Estadual.
A secretária municipal de Saúde, Lenise Monteiro, o secretário municipal de Cultura, Antonio Carlos, o reverendo da II Igreja, Elio Tomaz e o secretário municipal de Serviços Públicos, Rodrigo Neca, integraram a mesa de abertura do evento. Após, houve palestras da presidente da OAB Nilópolis, Fatima Pfaltzgraff, e da enfermeira Larissa Machay, servidora do município, pós-graduada em Estratégia de Saúde da Família.
"O controle social é exercido nesse momento, com a participação nas conferências municipais, distrital, estaduais e a federal. Estamos discutindo ações e políticas de saúde para integrar o programa do Ministério da Saúde pelos próximos quatro anos", explicou a secretária Lenise Monteiro.
Os profissionais da rede municipal de saúde e representantes de conselho de movimentos sociais foram divididos em três grupos de trabalho. Eles debateram o Brasil que temos e o Brasil que queremos'; 'Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia'; e 'Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas'.
A secretária de Saúde, Lenise Monteiro, foi uma das mediadoras da Conferência - Divulgação / PMN
A secretária de Saúde, Lenise Monteiro, foi uma das mediadoras da ConferênciaDivulgação / PMN

Houve uma parada para o almoço no estacionamento do prédio da igreja e, ao final, usuários do SUS e servidores foram votados como conselheiros na Conferência Estadual de Saúde, que deverá ocorrer entre abril e maio próximos.
São eles os usuários do SUS conselheiros titulares: Gênesis Fernandes e Valter Marques e os suplentes: Ronaldo Costa e Lauraines Moraes. E os profissionais da saúde conselheiros : José Augusto da Silva (titular) e Natália Dias e Adela Inês ( suplentes).